Veja o caminho do sucesso do Hotmail até se tornar Microsoft!

Hoje estaremos partilhando a história do hotmail a partir do sucesso até à Microsoft. A Hotmail foi a primeira empresa a criar um serviço de correio eletrônico gratuito, o qual tinha por base o seu acesso através da Web.

Embora hoje ninguém consiga imaginar o mundo sem internet e sem contas de email, há 20 anos isso não acontecia. De fato, ninguém tinha uma conta de email, e poucos eram aqueles que navegavam pela internet.

Devemos tudo isso a Bathia, o inventor da Hotmail, que nos possibilitou carregar o nosso correio para todo o lado, a qualquer hora.

No entanto, nem sempre se olhou para essa ideia genial como tal, tendo mesmo passado por maus bocados para angariar dinheiro suficiente para arrancar com o projeto.

Claro está que, depois de lançado, o sucesso foi garantido!

O trajeto de sucesso Hotmail

Não tardou até ao hotmail entrar começar enviando notícias e outras formas de conteúdos da Internet para aqueles que tinham as suas contas de email gratuitas.

Hotmail

Ora, se hoje não é novidade para nós que a publicidade na Internet rende bastante dinheiro, naquela altura era quase impensável a quantidade de dólares que poderiam lucrar.

Ao passo que os sites que forneciam o conteúdo queriam receber dinheiro pelas notícias, Bhatia achava exatamente o oposto, que eles é que deveriam pagar pela grande oportunidade que seria transmitir e circular os seus conteúdos pelos assinantes do email hotmail.

Não tardou até o Hotmail estar recebendo dinheiro por fazer circular as notícias das empresas, e de fato o crescimento foi rápido e assombroso.

Para você ter uma ideia, nesta fase ainda estávamos em fase de teste do Hotmail, e vários provedores de conteúdo já sentiam dificuldade em gerir tamanha quantidade de tráfego que estava sendo gerado pelo serviço de email.

Mas como se deu o trajeto da Hotmail do sucesso até a Microsoft?

Na verdade, várias empresas haviam dito que não tardaria até a Microsoft roubar a ideia de Bhatia, e eles mesmos fornecerem um serviço de email gratuito.

No entanto, por sorte, eles só deram conta de sua existência quando a Hotmail já contava com mais de 6 milhões de usuários.

Hotmail

Foi já no último trimestre de 1997 que a Microsoft mostrou a sua intenção de comprar a Hotmail entrar, oferecendo aos dois amigos uma quantia que lhes permitia colocar a mão em dezenas de milhões de dólares.

Bhatia declinou a oferta, adiando o seu trajeto do sucesso até à Microsoft. Mas a grande empresa não parava por aí.

Semana após semana eles ofertavam um novo valor pelo serviço, até que, dois meses depois, convidaram o fundador Bhatia a ir até Redmond, de forma a poder conversar com o fundador da Microsoft, o famoso Bill Gates.

Bhatia foi a essa reunião, onde apresentou uma proposta para meio bilhão de dólares.

A Microsoft hotmail quase deu em louca com o valor proposto pelo fundador do Hotmail, começando a negociar nos 200 milhões, subindo até aos 350 milhões de dólares, mas Bhatia sempre recusava.

Foi só a 31 de dezembro de 1997 que chegaram a um acordo: 2.769.148 ações por 400 milhões de dólares.

Note que em menos de um ano, esses 400 milhões de dólares não eram nada, tendo em conta que a base de usuários do Hotmail mais do que dobrou desde que ela foi vendida para a Microsoft.

Hotmail contava com 22 milhões de contas ativas, o que queria dizer que todos os dias a empresa estaria atraindo mais 125 mil usuários novos.

Muito mais rápido do que a CNN, Bhatia desenvolveu a base de usuários com 67 milhões, não tendo nem comparação com os números que hoje em dia a Hotmail tem.

De fato, foi rápido o caminho do sucesso até a Microsoft, ou não fosse o Hotmail o serviço mais revolucionador do século XX, ou pelo menos dos seus finais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *