Saiba mais sobre o IPTU

IPTU – O Imposto Predial e Territorial Urbano, conhecido popularmente pela sigla IPTU, é cobrado para todas as pessoas que possuem um imóvel dentro de uma região Urbanizada, seja uma cada, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade imobiliária urbana.

Este imposto tem como fato gerador os seguintes itens: a propriedade, o domínio útil e posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física que incide sobre pessoas físicas e jurídicas brasileiras.

Assim como outros impostos cobrados no Brasil, o IPTU 2018 tem o objetivo de arrecadar recursos financeiros para o governo do País, e além disso, serve também para controlar os preços de propriedades urbanas.

Continue acompanhando o artigo abaixo e veja como estar pagando o seu imposto da melhor forma. Não deixe de estar conferindo também como estar emitindo a sua segunda via.

Valor do IPTU

O reajuste do valor do IPTU em 2017 tem o objetivo de arrecadar cerca de 150 milhões de reais para o ano de 2018, sofrendo um aumento de 10% para imóveis residenciais e 15% mais caro para propriedades comerciais.

Em fevereiro todos os contribuintes que realizaram o pagamento do imposto até o final do mês receberam um desconto de 5% do valor total. Isto indica que em 2018, todas aquelas pessoas que resolverem realizar o pagamento do IPTU no início do ano poderão desfrutar receber um desconto no valor da dívida.

IPTU 2018

Para aqueles que não sabem quais requisitos precisam ser atendidos para que o seu imóvel seja considerado como urbano ou não, confira logo abaixo os melhoramentos solicitados:

  • Abastecimento de água;
  • Sistema de esgotos sanitários;
  • Meio-fio ou calçamento com canalização de água de chuva;
  • Rede de iluminação pública ou com ausência de postes para a distribuição
  • domiciliar;
  • Escola primária ou postos de saúde com uma distância máxima de de 3km do imóvel considerado.

Caso a sua propriedade tiver pelo menos dois dos itens citados acima, você deverá estar pagando o IPTU de acordo com o valor do estado que a propriedade está localizada.

Porém, não são apenas os cidadãos que residem em locais urbanizados que devem pagar imposto pela sua propriedade, aquelas pessoas que possuem um imóveis rurais também devem realizar o pagamento do Imposto Territorial Rural, que é mais conhecido pela sigla ITR.

Como realizar o pagamento do IPTU

Para realizar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), primeiramente o contribuinte deverá ter em mãos os seguintes itens em mãos:

  • Carnê;
  • Segunda.

Já com os documentos na mão, o cidadão deverá se encaminhar até qualquer loteria federal ou agência bancária para estar realizando a quitação da dívida ou até mesmo tirar alguma dúvida a respeito do pagamento do imposto.

Todos que realizarem o pagamento do IPTU em cota única recebem um desconto no valor total do imposto e o vencimento é até o final do mês de fevereiro. Caso o pagamento seja parcelado (em até 10 vezes), o valor não recebe nenhum tipo de abatimento e com vencimento de parcelas selecionados pelo contribuinte.

Agora que você acompanhou essas valiosas informações ao Imposto Predial e Territorial Urbano, não deixe de estar conferindo as datas de pagamento do seu IPTU em seu estado. Em caso de maiores dúvidas, faça um comentário logo abaixo para que possamos estar ajudando a resolver o seu problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *